Diário de ensaios e desenvolvimento do “Processo de Estudo para Fados e Afins”
➤ Dia 12/09/2016 (Segunda-feira)

Manhã ensolarada em Sampa, segunda-feira, depois do meu aniversário, no dia 10/09/2016 – 59 anos.
Dia de ensaio de Fados, sozinha, no espaço Ghut.
Experimentos com “Ó sino da minha aldeia”
Divisão dos movimentos para estudo:
1. Braços sobem juntos 45º
2. Braços sobem juntos 90º
3. Braço direito corre pelo esquerdo (braço da guitarra) até a mão esquerda
4. Retorna e vem até o coração, onde faz um...
5. Leque com as mãos.
6. Mão direita castanhola (corpo acompanha)
7. Mão esquerda castanhola e o corpo vai parando
8. As duas mãos sobem em alternância diante do peito (castanholam)
9. Como dois olhos diante do peito, respiram (se aproximam e se afastam)
10. Mão direita com indicador e polegar abertos em “L” – baraço sobe na diagonal e depois o baraço esquerdo acompanha
11. Aproximam-se os indicadores que batem sobre a cabeça. (corpo em diagonal)
12. Desliza os indicadores diante do corpo num vai e vem
13. Transforma num datilografar das mãos diante do ventre.
14. Deslocamento com giro amplo e mãos nas ancas
15. Tocar a guitarra, indo para frente e depois para trás (com sentimento- rs)
16. Badalar – mãos no espaço de lado a lado – com deslocamento para frente
17. Ao modo da dança indiana – lado, lado; cima com uma mão e embaixo com a outra.
18. Janela- abrir de par em par
19. CANTAR
20. Movimento de ombros e emenda a espanhola que fica de costas e se vira e, CANTA, e,
21. Terminar com movimento de datilografar e anquinhas, saindo de costas.